Bibliografia Recomendada

Palavras-chave: bibliografia para juiz federal, bibliografia juiz federal, bibliografia para magistratura federal, bibliografia magistratura federal.

Quanto à bibliografia, vou tratar dos livros que, após recomendações do João Lordelo (Procurador da República), Eduardo Gonçalves (Procurador da República) e Márcio André Cavalcante (Juiz Federal), Patrick Nilo (Procurador da República) li ou estou lendo e gostei da fluência da leitura, conteúdo e didática. Temos muitos doutrinadores no mercado, vários tipos de livros e maneiras de abordar um conteúdo. Eu busquei uma bibliografia que atendesse às necessidades dos concursos aos quais eu almejo (Magistratura Federal e Procurador da República). Não podemos ler tratados de direito civil, teorias, teses, quando na verdade precisamos da regra geral sobre o assunto para irmos bem em uma prova.


Clique aqui e conheça nossas apostilas. É gratuito. Clique. Baixe. Estude. #costurandoatoga


Ainda, a referida bibliografia servirá também àqueles que almejam as carreiras estaduais, fazendo suas adaptações peculiares, a exemplo de ECA, Direitos Coletivos e Difusos, etc.

Pois bem. Abaixo listarei os livros que julgo bons e bacanas.

ATUALIZADO EM MARÇO DE 2019.

Direito Constitucional: aqui eu tenho algumas dicas, mas cada uma com sua peculiaridade. Para os concursos da Magistratura Federal, é suficiente a leitura do Pedro Lenza. O livro do Pedro Lenza é muito bom, abrangente, com muita jurisprudência atualizada e quadros de organização, entretanto, para a teoria geral constitucional, não é um bom livro. Nesta ocasião, eu indico os livros do Daniel Sarmento (Teoria, história e métodos de trabalho) e do Ministro Luis Roberto Barroso (Direito Constitucional Contemporâneo). Estes dois últimos livros são EXCELENTES, mas EXCELENTES para aprender a raiz, os fundamentos, as razões do direito constitucional, sem decorar nada. Por exemplo, enquanto o livro do Lenza fala um parágrafo sobre força da normativa da constituição, dando apenas a sua definição, os outros dois livros acima mostram que a força normativa da Constituição surgiu de um momento histórico determinado, fazendo você realmente entender o que é, de modo que você não mais decora, mas aprende e fica em sua cabeça como algo natural. Assim, para a introdução, poder constituinte, interpretação, direitos fundamentais, e outras matérias puramente teóricas, recomendo estes dois últimos.

Direito Eleitoral: o livro do professor José Jairo Gomes é o mais recomendado. Estou utilizando e é muito bom. As ideias são bem organizadas, facilitando o estudo do Direito Eleitoral.

Direitos Humanos: esta é  uma matéria MUITO legal. Está intrinsecamente ligada com o Direito Constitucional, pois surgiram teve seu ápice em um momento delicado da história mundial (2° pós-guerra). O estudo dos Direitos Humanos fará uma intercambiação de conhecimento quase que total com o Direito Internacional e Constitucional. Para esta matéria, eu recomendo os livros do professor André de Carvalho Ramos – Curso de Direitos Humanos e o outro livro, chamado Processo Internacional dos Direitos Humanos. Ainda, para ajudar os estudos, tem um livro na Editora Juspodivm organizado pelo Eduardo Gonçalves e pela Nathalia Mariel, que é a Legislação Internacional Comentada, excelente para direitos humanos. Ainda, é muito importante o livro de Jurisprudência Comentada de Direitos Humanos do Caio Paiva

Direito Previdenciário: a sinopse amarelinha da Juspodivm, do Frederico Amado, sem dúvidas, é bem completa e suficiente para qualquer prova de direito previdenciário.

Direito Penal: para parte geral utilizei e utilizo o livro do Cleber Masson, que te dá um conhecimento bem amplo. Para a parte especial, os outros dois volumes dele é uma opção. Entretanto, não há prejuízo em utilizar-se de outros autores, como Rogério Sanches e Rogério Greco. Para Legislação Penal Especial, o livro do Renato Brasileiro é bem recomendado. Para Crimes Federais, o livro do José Paulo Baltazar Júnior.

Processo Penal: utilizo o livro do Renato Brasileiro. É de jurisprudência completa e com muitas informações. O livro do Nestor Távora é uma opção, também, para aqueles que não gostam do Renato Brasileiro, tratando-se de um livro mais esquematizado, com resumo no final dos capítulos, súmulas, jurisprudências e questões. Ainda, recomenda-se o livro Código de Processo Penal Comentado do Douglas Fischer e Eugênio Pacelli, a fim de aprofundar os estudos na jurisprudência. Aqui é importante ter cuidado com a visão dos escritores, dando atenção ao entendimento dos tribunais. O senso crítico dos autores nos ajuda a ter um senso crítico, mas devemos levar para a prova somente a visão objetiva.

Direito Econômico: esta é uma matéria que assusta o pessoal, junto com direito financeiro, entretanto, é uma matéria FÁCIL, de cunho constitucional e jurisprudencial! O manual da Juspodivm do Fernando Bensoussan é EXCELENTE para entender a matéria e ir bem em qualquer prova de direito econômico.  Aqui tem um resumo feito pelo pessoal da Magistratura Federal, que irei postar para vocês em breve, depois de eu terminar a atualização dele.

Direito do Consumidor: é uma matéria pequena. Para magistratura federal cai geralmente de uma a três questões. A legislação especial para concursos da Juspodivm, do Leonardo Garcia, é o suficiente, versão concurseira. Para o Minsitério Público Federal também é recomendado este livro.

Direito Civil: aqui há variedades de livros que tratam do assunto. O Flávio Tartuce é ótimo e estou utilizando ele atualmente. Gosto também do Código Civil comentado do Cristiano Chaves, da Juspodivm.

Processo Civil: aqui eu tenho dois livros que eu gosto. O manual do Elpídio Donizetti e o manual do Daniel Assumpção. É obrigatória a leitura sobre Fazenda Pública em Juízo, e recomendo o livro do Guilherme Freire, da Juspodivm. Ainda, somente para um maior conhecimento doutrinário, a fim de aprofundar e entender os fundamentos processuais, recomenda-se os três volumes dos professores Marinoni/Arenhart/Mitidieroz.

Empresarial: ler o André Luiz Santa Cruz Ramos. Ele também está com uma sinopse excelente na editora Juspodivm, que serve muito bem.

Financeiro: sem dúvidas o livro do Harrison Leite.

Tributário: Ricardo Alexandre, na Juspodivm. Para uma eventual segunda fase, um livrinho de impostos federais seria bacana. Mas em relação aos tributos em espécie, a leitura do livro para uma primeira fase é suficiente. Para processo tributário, li algumas coisas do Hugo Machado Brito, execução fiscal, medida cautelar fiscal, ação anulatória.

Direito Administrativo: o livro do Matheus Carvalho da Juspodivm, pra mim, é completo, didático e direto. Caso haja necessidade de complementação em algum ponto, recomenda-se José dos Santos Carvalho Filho.

Direito Ambiental: o Frederico Amado é o suficiente. Leia só os capítulos necessários, pois ele trata de outras coisas em seu livro.

Direito Internacional: Sem sobra de dúvidas: Paulo Henrique Gonçalves Portella! Eventualmente, caso sintam necessidade, o livro do Valério Mazzuoli também é uma boa opção em Direito Internacional Privado.

Humanística:  olha, para quem quer um “manualzão” com tudo dentro, o livro do João Paulo Lordelo da Juspodivm é uma boa tacada. Entretanto, como eu gosto dessa matéria (filosofia, história), penso que o aluno tem que ter interesse aqui. Se vocês lerem o livro do Daniel Sarmento e do Ministro Luis Roberto Barroso em Direito Constitucional, irão ver que seus conhecimentos em humanística serão melhores. De quem nunca leu estes livros. Entender os fundamentos filosóficos de uma matéria é fundamental para o bom desempenho do jurista. Para quem gosta, comprem os três livros de filosofia do Bertrand Russel, leiam o livro Justiça, do Michael Sandel, busquem conhecimentos, sobre isso, entender as razões das normas, o motivo pelo qual são desta ou daquela maneira. Isso irá ajudar muito.

ATENÇÃO aos que pretendem prestar AGU/PGF/PFN: Direito do Trabalho e Processo do Trabalho eu gosto do Renato Saraiva, módulo para concurso, bem pequenos, 400 páginas cada. Para Direito Agrário, a sinopse a Juspodivm.

Pessoal… Além desses livros, eu acho muito bacana a coleção Códigos comentados para concursos da Juspodivm, possuem excelente didática. Trazem lei, doutrina, jurisprudência, informativos e súmulas. Deem uma olhada na Editora Juspodivm.

É isso. Aqui não há uma regra. São só os livros que eu gosto e recomendações de outros professores!

Se porventura surgirem novas indicações, postaremos no site.

Qualquer dúvida, podem entrar em contato conosco através do campo no rodapé do site!

Ahhh! Conheçam nosso projeto “Costurando a Toga” #costurandoatoga, (CLIQUE AQUI). Trata-se deum “curso”, feito com base nessa bibliografia acima indicada, que abordará o edital da magistratura federal, consistente em elaboração/atualização de apostilas para magistratura federal e servirá como um ótimo “reta final”.

Atenção: Se você deseja receber todas as nossas novas apostilas e atualizações, cadastre-se logo abaixo. Nós respeitamos você e não enviamos nenhum spam, mas tão somente atualizações com os materiais!

Um abraço!

Diovane Franco Rodrigues

No Instagram: @diovanefranco